iPhone: como adicionar e excluir um eSIM no smartphone da Apple

4 Min Read

O eSIM, ou chip virtual, chegou para facilitar a vida de muitas pessoas e já é um recurso muito presente em uma vasta gama de dispositivos. Claro, o iPhone, smartphone da Apple, também traz esse recurso em vários modelos. A seguir, veja o passo a passo de como adicionar e excluir um eSIM no iPhone.

O que é um eSIM e para que serve?

O eSIM é um SIM digital padrão do setor que permite ativar um plano celular de operadora sem precisar usar um cartão SIM físico. Ele é um chip que é fabricado diretamente dentro do hardware do aparelho, sem a necessidade de precisar inserir/removê-lo. Você pode instalar oito ou mais eSIMs em um iPhone e usar dois números de telefone ao mesmo tempo.

Usar o eSIM na operadora principal permite que, ao viajar para o exterior, você compre um chip físico de uma operadora local e logo possa sair usando internet ou fazendo ligações. Além disso, o eSIM é seguro, pois como não pode ser removido, existe a facilidade de localização do seu celular em caso de roubo, furto ou perda, pois a conexão com a rede não é interrompida.

A Apple introduziu a funcionalidade do e-SIM nos iPhones em 2018, com a chegada do iPhone XS, XS Max e XR. Desde então, todos os modelos de iPhones lançados pela empresa oferecem essa opção, permitindo que os usuários se conectem às redes das operadoras sem a necessidade de um chip físico.

Qual iPhone aceita eSIM?

A partir do iPhone XR, toda a linha até então produzida pela Apple utiliza o sistema de eSIM ou chip virtual. Entre os aparelhos estão o iPhone 14, 13, 12, 11, XR, XS, XS Max e SE.

Adicionando um eSIM no iPhone

  1. Toque em ajustes

    Primeiro toque em ajustes no seu iPhone ou iPad e em seguida toque na opção ‘Celular’;Passo 1 Adicionando eSIM

  2. Acesse a opção ‘Adicionar eSIM’

    Em seguida role a tela até aparecer a opção ‘Adicionar eSIM’Passo 2 Adicionando eSIM

  3. Faça a leitura do QR Code para instalar o eSIM

    Ao tocar em ‘Adicionar eSIM’ o telefone vai habilitar a câmera para permitir a leitura do QR Code. Em seguida você já deve ter em mãos o QR Code do eSIM gerada por sua operadora de telefone, onde deve fazer a leitura para ativar o eSIM em seu telefone.Passo 3 Adicionando eSIM

  4. Finalize as configurações do seu eSIM

    Logo após fazer a leitura realizada, você deve tocar o botão ‘Adicionar Plano Celular’ na parte inferior da tela. Em seguida, ele permitirá que seja feita a definição do nome para o seu eSIM. Depois fará a pergunta sobre qual será o padrão. Ai nesse momento, caso tenha instalado um SIM instalado, seja físico ou virtualmente.

  5. Aguarde a finalização da instalação

    Por último, basta aguardar alguns segundos e ele já estará configurado e poderá usar o iPhone normalmente.

Apagando um eSIM no iPhone

  1. Primeiro acesse os ajustes do seu iPhone para poder começar o processo de exclusão do eSIM;
  2. Agora toque em celular / Dados móveis e selecione o plano que planeja deletar do seu smartphone e logo toque em ‘Apagar eSIM’; Passo 2 deletando eSIM

Share This Article