Encontro empresarial apresenta perspectivas de acesso a crédito para micro e pequenos negócios

4 Min Read
20231017 encontro empresarial 0089 p11119 thumb resized[1]

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae reuniram representantes de empresas industriais da Bahia para o encontro “Economia e Crédito: Desafios e Oportunidades para as Empresas em 2024”, na sede da FIEB, em Salvador, na última terça-feira (17). O evento abordou as perspectivas econômicas e as novas fontes de recursos para as empresas com crédito via mercado de capitais. Uma realização do projeto Núcleo de Serviços, uma realização da FIEB, Sebrae e Sindicatos, com soluções do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), para empresas em todo o estado da Bahia. O encontro teve a participação de cerca de 100 pessoas e duas palestras com convidados.

20231017 encontro empresarial 0064

Na abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou os esforços das instituições para apoiar os micro e pequenos empresários e a importância desse movimento para a economia do país. “As micro e pequenas empresas representam cerca de 70% dos empregos formais criados em todo o território nacional no primeiro semestre de 2023. Se chegarmos juntos e prepararmos as pequenas, estaremos também ajudando as grandes, e isso move a economia”, afirmou o superintendente. Khoury destacou, ainda, o papel da FIEB como parceiro na busca pela melhoria das condições de acesso a crédito para as MPE, e também na orientação para organização, planejamento e uso desse crédito de forma correta.

O encontro empresarial teve ainda a participação do presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Óleos Vegetais e Animais e de Produtos de Cacau e Balas no Estado da Bahia (SINCAOL), Hilton Lima; do presidente do Sindicato da Indústria de Mineração de Calcário, Cal e Gesso do Estado da Bahia (SINDICAL), Sergio Pedreira; e do presidente em exercício da FIEB, Carlos Henrique Passos, que compuseram a bancada, saudaram os presentes e também falaram sobre o cenário econômico baiano, destacando iniciativas das instituições para apoiar as MPE.

A palestra “Cenário e Perspectivas Econômicas: Brasil e Mundo”, proferida pela economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Natalie Victal, trouxe análises dos cenários em 2023 e os principais indicadores e diferenciais de crescimento para os investimentos em 2024, diante da oscilação dos juros e da inflação em âmbito global e local. A palestra “A Transformação do Crédito via Mercado de Capitais”, proferida pelo Sócio da CVPar Business Capital e ex-secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, mostrou como o crédito está migrando em todo o mundo para canais não bancários, representando novas fontes de recursos que podem ajudar também as pequenas empresas a se manterem saudáveis e prosperas.

NAC 

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é um serviço de apoio às empresas, prestado pela FIEB para facilitar o acesso ao crédito com assessoria, capacitação e articulação junto às instituições financeiras. Em parceria com o Sebrae Bahia, as atividades do NAC foram expandidas para 10 municípios baianos: Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas. A rede NAC é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presente em diversos estados brasileiros. Para saber mais sobre crédito para pequenas empresas com responsabilidade ambiental e social, acesse: www.nac.cni.com.br.

fonte: Cristiana Fernandes

Share This Article

Conteúdo protegido!