Conheça a histórica Barra do Cahy, em Prado, a primeira praia do Brasil

2 Min Read

A Barra do Cahy, situada em Prado, no extremo Sul da Bahia, é uma praia de grande valor histórico. Em 2017, recebeu o título de 1ª Praia do Brasil, afirmando a identificação feita por pesquisadores e historiadores que a associam ao local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Foi na foz do Rio Cahy que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez sua primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorarem em Porto Seguro e Coroa Vermelha, em abril de 1500.

Do litoral da Barra do Cahy, avista-se o Monte Pascoal, a cerca de 62 quilômetros de Porto Seguro, marco histórico que teria sido a primeira porção de terra avistada por Cabral e sua tripulação.

Considerada o berço da nação brasileira, a Praia da Barra do Cahy, a 47 km ao Norte de Prado e a 15 km do distrito de Cumuruxatiba, possui um valor histórico, geográfico e cultural inestimável. Iracema Ribeiro, Secretária de Turismo de Prado, também ressalta a relevância da Barra do Cahy como marco inicial da história brasileira, enfatizando seu valor geográfico, cultural e o respeito aos povos indígenas que já habitavam essas terras antes da chegada dos colonizadores europeus.

fonte: Redação

TAGGED: ,
Share This Article

Conteúdo protegido!

 

Sair da versão mobile