Cafeicultores de Barra do Choça contam com apoio do Sebrae em Concurso de qualidade do Café

3 Min Read
01062be0 d108 4d26 8c55 1975289e1823 0921[1]

Com o objetivo de valorizar os cafés de qualidade produzidos no Sudoeste baiano, o Sebrae em Vitória da Conquista apoiou mais uma vez o Concurso de Qualidade do Café de Barra do Choça. O prêmio é promovido pela Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) e Prefeitura Municipal.

479bc482 a5a8 4c91 9d86 d3fb98ba537bA premiação, realizada no dia 6 de outubro, em Barra do Choça, contou com a participação de Mônica Rizério, analista técnica do Sebrae em Brumado. Para ela, o evento incentiva e destaca as produções de qualidade e sustentabilidade fortalecendo a cafeicultura.

“Um dos objetivos do concurso é a conquista de um mercado diferenciado para esses cafés e durante a Missão Técnica que o Sebrae está realizando para a Semana Internacional do Café 2023 (SIC), que acontecerá em Belo Horizonte, no período de 8 a 10 de novembro. Levaremos amostras desses cafés premiados com o intuito de apresentarmos a compradores lotes por preços mais competitivos e condizentes com a qualidade que foi apresentada e referendada pela equipe do Especialista Silvio Leite”, afirmou a analista.

​Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, ressalta a importância de valorizar os cafés produzidos no planalto da Conquista e como o Sebrae, ao longo dos anos, vem contribuindo com o desenvolvimento e capacitação dos produtores da região.

​“A gente sabe que os cafés do planalto da Conquista têm um diferencial incrível e nós mostramos isso. É também uma estratégia de comercialização porque colocamos os cafés de Barra do Choça na visão de possíveis compradores, e nós vemos o Sebrae como um parceiro muito importante, porque estão sendo feitas capacitações de como produzir cafés especiais”, ressaltou a presidente.

Durante o evento, foram apresentados e receberam premiações os 15 produtores de “Cafés Naturais” e 15 produtores de “Cafés Despolpados”, onde foram apresentadas as classificações que chegaram em média a mais de 86 pontos, considerados de excelência.

Confira a Lista dos vencedores em cada Categoria:

Café Despolpado

Edvaldo de Jesus Viana

Edimar Barreto Paes Filho

Evânio Ramos Lima

Isaías Viana Andrade Júnior

João Ribeiro de Oliveira

Emerson Silva Cruz

Silvio Gomes Correia

Nivaldo Silva Cruz

Eufrásio Souza Lima

Amenor Gomes Cruz

Uedras Carvalho Santos

Adelina Carvalho de Souza

Eliana Moreira Santos

Ailton Sousa Ramos

Ana Cristina Gonçalves Paes

Natural

Mariana Oliveira Pessoa Dias

Idimar Barreto Paes Filho

Ana Cristina Gonçalves Paes

Valdomiro Rosa Queiroz

Isaías Viana Andrade Júnior

Ancelmo Avelino dos Santos

Edimar Ribeiro Ferreira

Tiago Rocha Cortez

Gileno Ramos Lima

José de Oliveira Leite

Amenor Gomes Cruz

João Rocha

Claudionor Loredo Nunes

Maria do Socorro Pascoal

Vanderval de Almeida Silva

fonte: Cristiana Fernandes

Share This Article

Conteúdo protegido!