Atividades logísticas do Porto de Salvador cresceram em 2023

2 Min Read

Uma das atividades logísticas mais relevantes da capital baiana, o setor portuário movimentou milhares de toneladas de cargas no estado. De acordo com o Tecon Salvador, gerente do Porto de Salvador, houve um aumento de 7,9% em 2023, neste segmento, movimentando 400.839 unidades de contêiner no local. É o maior número registrado em 23 anos do grupo na cidade. A maioria das movimentações estão no ramo de exportação, seguido da navegação costeira, trânsito de cabotagem e importação.

No ano passado, foram registradas 94.291 unidades de contêiner exportadas, saindo da capital baiana, enquanto 68.827 unidades foram importadas. Outras atividades, como cabotagem e transbordo movimentaram o porto, localizado no bairro do Comércio. Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, salienta o poder marítimo da região: “O terminal de contêineres baiano é uma das instalações mais competitivas da América do Sul […] Entre os portos do Nordeste, somos responsáveis por 41% dos contêineres do comércio exterior”.

anotabahia img 5326
Porto de Salvador. Foto: Divulgação

Entre as cargas mais exportadas, o papel e celulose recebem destaque, sendo 29,89% do total movimentado no ano passado. Além disso, o algodão da região Matopiba (localizada no cerrado, nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins) exportou 3.228 unidades de contêiner, registrando um aumento de 235%. No quesito importação, produtos químicos e materiais para o setor de energia solar somam 30,26% das atividades.

fonte: Anota Bahia

Share This Article

Conteúdo protegido!